terça-feira, 28 de agosto de 2012

Teresa Viana e as Possibilidades da Pintura - Introdução

Queria trabalhar massas com as crianças, de forma que, ao final do processo, houvesse algum resultado visual e não somente a exploração.
Neste contexto, a coordenadora de artes da escola na qual eu trabalhava, me apresentou à obra da artista brasileira Teresa Viana. Reconhecemos no trabalho dela uma forma para que as crianças se aproximassem das possibilidades da pintura contemporânea. Criou-se assim um pequeno projeto.


                                                                                                Pintura, 2001

                                               Pintura Expandida, Paço das Artes, 2003

                                                                 Pintura, 2005

 
                                                                                    Colagem, 2006

Teresa Viana (1960), é um artista carioca radicada em São Paulo.
Sua obra seduz pela cor. Mas, para além das intensidades cromáticas, sua pintura é volumosa.
Maria Alice Milliet escreve:

"A exuberância da matéria é revelada pela presença subversiva dos pigmentos, da "cor desejada", tão diferente da cor domesticada, daquela que pretendendo ser fiel à natureza não passa de dado convencional. A ousadia da cor estimula a percepção, não deixa ninguém indiferente, desperta o olhar de seu sono de mesmice, atrae ou repele. O pigmento chega a extremos de provocação ao impregnar a massa densa, dútil, capaz de encrespar superfícies, solicitando o toque ou ao menos, o tatear com os olhos.
Depois do impacto inicial, é apreciar ou recusar. Fica assim, por um momento, perplexo quem vê os quadros de Teresa Viana pela primeira vez. Prosseguir na observação é permanecer cativo da tensão que agita o plano da tela em ondas, sulcos, redemoinhos, em vibrações pictóricas exacerbadas. Render-se ao estímulo sensual é coisa que pouca gente consente. Logo, o observador procura reconhecer alguma forma, algo conhecido, ver o que pode tirar daquele caos. Começa por achar uma flor, talvez várias num lago ou uma paisagem com vegetação e por aí ..."


Inspiradas na obra da artista, desenvolvemos quatro atividades: colagem gigante, pintura com massa,  pintura com massinha de modelar e pintura sobre tela.
Todas serão relatadas aqui.

Para saber mais sobre a artista acesse http://www.teresaviana.com.br/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário