terça-feira, 4 de setembro de 2012

Desenho debaixo da mesa

Arte, corpo e criança formam a tríade fundamental para pensar atividades em arte e educação. Principalmente, no que se destina à Educação Infantil.

Sempre que busco uma proposta diferente, procuro priorizar este aspecto, essa união do corpo com o fazer artístico. Atualmente, encontramos diversos livros e autores que enfatizam este olhar.

Anna Marie Holm já nos disse isso no livro Baby Art e Stela Barbieri nos reafirma essa união no livro Interações: Onde está a arte na infância?, de onde extraí este parágrafo:

"Na arte contemporânea existe um espaço privilegiado para se discutir as questões relativas ao corpo. Muitas obras utilizam o corpo do artista e a percepção corpórea do espectador como partes de sua constituição. O corpo também é espaço privilegiado para as crianças pequenas. Para elas, nada é mais natural do que experimentá-lo. É comum que queiram passar por lugares bem estreitinhos; se desafiar no espaço, experimentar seu corpo de outro jeito - as aulas de artes podem se tornar um espaço de experimentação."

E é impressionante como atividades como essas dão certo, e as crianças, realmente aproveitam.

Um dia, propus às crianças que fizéssemos desenhos debaixo da mesa. Exatamente lá, naquele lugar muitas vezes proibido.

Coloquei papéis debaixo da mesa de forma bem simples, grudando-os com fita crepe.




Depois, explicava a elas o local aonde estavam os papéis, para desenhar daquele dia. Elas já se animavam. Em algumas salas, nas quais as crianças não haviam me visto preparar a atividade, eu as instiguei a procurar os papéis pela sala.  Elas nem desconfiaram que poderia estar debaixo da mesa.

Enfim, com um material bem simples, começou a atividade.


Com exceção de bem poucos, todos se animaram em ficar debaixo da mesa, desenhando.
Para uns, o movimento era constante. Sai de uma mesa, troca de giz, entra em outra etc. Já outros, adoraram a possibilidade de desenhar deitado.


E, como professor também tem que participar, lá fui eu também pra debaixo da mesa.
Parece que lá embaixo tudo muda. Todos estão deitados. Você só vê seus rostinhos interessados nos seus desenhos, pedindo outros, gostando de estar lá.
Adorei e recomendo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário