domingo, 12 de agosto de 2012

Ernesto Neto

A revista Avisa Lá (agosto/2011) publicou uma matéria sobre uma proposta de atividade um artes, que abrangia a obra do artista Ernesto Neto.


Achei o resultado tão interessante que resolvi fazer o mesmo.
A obra do artista Ernesto Neto (1964) se situa entre a escultura e a instalação. O artista cria espaços que solicitam mais que a experiência visual, aguçando todos os sentidos.O corpo prevalece como o centro de sua proposta poética.


Pensando então na integração do corpo à experiência artística da criança, fiz uma instalação na escola procurando oferecer novos estímulos sensoriais.
Solicitei às crianças que trouxessem uma meia-calça velha e separei diversos materiais passíveis de serem usados como areia, espuma, grãos, pedrinhas, bolas de tênis ou de isopor, bexigas, massinha, jornal, papel celofane, pequenos instrumentos musicais como caxixi, sino de vaca, ganzá e cheiros como café, canela e cravo.



Após observarem algumas obras do artista, cada criança foi preenchendo um pé de meia-calça com esses materiais. Depois de finalizado, essas meias foram sendo colocadas no pátio. Já durante o processo de criação da instalação, as crianças puderam desfrutar de todas as sensações, tocando, sentindo os aromas, ouvindo alguns sons e enriquecendo sua poética visual.



Uma combinação que fez bastante sucesso foi preencher bexigas com massinha de modelar. Fica um pouco dura e boa de apertar.





Para saber rmais acesse:  http://www.avisala.org.br/


Um comentário:

  1. muito bom!
    Gostei muito!
    Parabens!
    Meu nome é angélica
    Sou arteEducadora em hosptais e outros espaços.
    Estou pensando, em montar um blog tb contando as minhas experiencias nesses locais.
    um grande beijo e ate breve
    Angélica
    meu email a_arechavala@yahoo.com.br
    988350133

    ResponderExcluir