O Livro Maluco dos Monstros serve como estímulo ao desenho criativo e se torna um material interessante para ser aproveitado pelo resto do semestre. Tendo-o na sala de aula, as crianças gostam de apreciá-lo nos momentos livres.
Inicio esta atividade com o mito da Caixa de Pandora. Além da história ser maravilhosa e prender a atenção das crianças, ela fala sobre o surgimento dos monstros. Contar uma história é um bom caminho para sensibilizar as crianças ao tema que se deseja trabalhar.
Depois da história, mostro também algumas ilustrações de monstros e enfim, explico como funciona o Livro Maluco.
Primeiramente o educador precisa preparar as folhas.
Em uma folha de sulfite A4 ou em tiras de sulfite A3 cortadas ao meio no sentido horizontal, deixa-se espaço para a margem na lateral, faz-se duas linhas dividindo a folha em 3 partes e, em cada linha, dois pontinhos. Os pontinhos da linha de cima são as guias para desenhar o pescoço do monstro e, os pontinhos da linha debaixo, as guias para desenhar o quadril ou pernas do monstro.
É importante fazer um desenho utilizando essas marcações na frente das crianças, para que elas possam entender com mais facilidade.
Entrega-se uma folha com as marcações para cada criança e inicie a atividade. Nestes desenhos foram utilizados somente canetinhas hidrocor.
Após terminado o desenho, corta-se o papel nas duas linhas de referência. Quando juntam-se todos os desenhos, temos o Livro Maluco dos Monstros, no qual as crianças podem criar outros inúmeros monstros mudando suas cabeças, barrigas ou pernas.
O Livro Maluco dos Monstros torna-se um livro interativo e todo feito pelas crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário