domingo, 17 de junho de 2012

Exposição Alberto Giacometti - Educativo

Clube do Professor é um programa da Pinacoteca do Estado que, de tempos em tempos, realiza encontros de professores para discutir e trocar ideias, baseado nas exposições da Pinacoteca.

O último encontro foi inspirado na exposição de Alberto Giacometti, Coleção da Fondation Alberto et Annete Giacometti, Paris. Eu, particularmente, sempre gostei das obras de Giacometti. Ver-las ao vivo foi maravilhoso.


No encontro, houve  primeiramente uma discussão sobre o que é experiência e depois sobre leitura de imagem. Na sequência fomos visitar a exposição. Eu já havia a visitado antes mas é sempre bom ver de novo. E, por fim, foi proposto uma breve atividade.


Segue aqui os autores, e seus dizeres, que inspiraram a discussão.

O que é experiência?

Segundo Jorge Larrosa: "É preciso uma intenção forte do educador para que o aluno seja tocado por uma experiência." Ainda segundo ele, a qualidade da experiência dependeria de uma passividade do aluno ao receber o que o outro (professor) tem a oferecer.

Para John Dewey, se a pessoa não é tocada pela afetividade/emoção, não há vivência da experiência.


O que é leitura de imagem?

Segundo Analice Dutra Pillar , "interpretar é confiar em si mesmo, é revelar intuição, inteligência, imaginação e combiná-las com conceitos e observações realizadas. Enfim, é apropriar-se de uma imagem nem sentido próprio e especial."

Para Maria Helena W. Rossi, "não há leitura de imagem que não seja influenciada pela experiência de vida do leitor. Ao mesmo tempo, a leitura estética vai ampliar a leitura do mundo."


Como experiência poética, foi proposta a seguinte atividade. Nos ofereceram diversos cartões (cerca de 100) alguns com imagens das obras de Giacometti, outros com palavras. Tínhamos então que agrupar estes cartões seguindo qualquer critério, estabelecido pelo grupo.

 
 (A foto está horrível mas serve para ilustrar os cartões!)

 Esta é uma atividade que os educadores da Pinacoteca propõem aos grupos que visitam a exposição.

Achei interessante ver as inúmeras formas de organização dos cartões e também a quantidade de vocabulário contidas neles.

Acredito que, ampiando o repertório de palavras acabamos ampliando também nossa percepção e leitura de imagens, obras e de mundo, não é mesmo?!


Nenhum comentário:

Postar um comentário