terça-feira, 11 de junho de 2013

Pelas Pinturas de Leda Catunda - Atividade III

Foi difícil escolher o caminho para dar prosseguimento ao estudo da obra da artista Leda Catunda. Isto porque haviam muitos percursos distintos a serem percorrido. Um deles, seria o tema Bichos pois, além de haver muitas obras com representações de animais, é comum crianças pequenas terem um fascínio sobre o tema.

Acabei optando por uma produção que inovasse em sua estética visual, ampliando assim o repertório dos pequenos. Trabalhei com as 'pinturas moles', conceito desenvolvido pela artista para se referir a maciez existente em suas pinturas que envolviam grandes relevos como suporte.


Barriga, 1993, acrílica s/ tela



Cinco Línguas, 1995, acrílica s/ tecido





Duas Gotas, 1995, acrílica s/ tela


Três Montanhas, 1993, acrílica s/ tecido



Mosca, 1994, couro, acrílica s/ tecido e tela



Besouro, 1994, couro, acrílica s/ tela


Língua, 1995, acrílica s/ tela e veludo

Gotas Transparentes, 1996, acrílica s/ tela e plástico


Mosca IV, 1996, acrílica s/ tecido


Mostrei as obras às crianças e então entreguei a elas um pedaço de papel craft, espuma, tecidos e papel crepom. Cada criança escolhia entre o tecido e o papel crepom. Elas recortaram o tecido e/ou papel crepom na forma que queriam e, com a ajuda de um adulto, preencheram o tecido e/ou crepom com espuma sobre o papel craft. Depois, colaram as bordas. Na aula seguinte, pintaram sobre a superfície mole de seus trabalhos.








Depois de secos recortamos os relevos, retirando-os do papel craft, e, fizemos obras coletivas, respeitando o que cada criança quis representar com seus trabalhos. Tivemos assim:

gotas,




 línguas,


 corações,

e almofadas. 





Outros trabalhos, por suas especificidades, ficaram sozinhos.












Um comentário:

  1. Mariana, seu blog é inspirador! Fico querendo ser professora de artes. Parabéns pelo trabalho. Sinta-se abraçada,
    Isabela.

    ResponderExcluir