Para esta atividade foi fundamental uma grande quantidade de retalhos de tecidos assim como a presença de diferentes tipos: lisos, estampados, finos, malhas, lã, rendas, jeans, sarjas, sintéticos, entre inúmeros outros.
Foi mostrado as crianças outras obras de Leda feitas com composições de tecidos. No entanto, selecionei obras que se aproximassem do imaginário infantil, privilegiando bichos e paisagens.
Paisagem com Lago, 1984, acrílica sobre colchão
Xica, a gata/Jonas, o gato, 1984, acrílica sobre pelo artificial e luz
A cachoeira, 1985, acrílica sobre plástico e tecido
Lago japonês, 1986, acrílica sobre tela a nylon
A montanha, 1986, acrílica sobre tela e pelúcia
Jardim das vacas, 1988, acrílica sobre tela e couro
Tapetes com paisagem, 1989, acrílica sobre tapetes
Durante a observação das obras fui orientando as crianças a observarem as cores utilizadas na pintura, a forma e a composição dos tecidos, o suporte aos quais foram aplicados.
Depois da observação das obras, as crianças criaram suas composições utilizando diferentes retalhos de tecidos, tesouras, cola e cartolina. A cartolina foi escolhida como suporte para provocar a ampliação dos trabalhos, o que além de dialogar com os trabalhos da artista, coloca as crianças diante de novos desafios e movimentos gestuais.
Nesta etapa, foi muito interessante observar como as crianças mediam, recortavam e selecionavam os tecidos a serem utilizados em seus trabalhos. Tudo foi feito com muita atenção e cuidado.
Na aula seguinte, as crianças pintaram sobre seus trabalhos. Novamente o envolvimento e a concentração perante a atividade foi grande.
Nos dois dias dedicados a produção deste trabalho, mostrei as obras de Leda para relembrá-los nosso processo poético. E enfim, as obras ficaram assim:
Acredito que um dos pontos positivos desta atividade tenha sido a variedade visual. Cada criança criou e finalizou seus trabalhos de forma e estilo muito próprios, conferindo assim diversidade e particularidades à atividade.