sábado, 27 de abril de 2013

Explorando texturas com as mãos e os pés

É sabido que as crianças pequenas descobrem o mundo por meio de seus corpos. Em tudo querem mexer, saborear, ouvir, cheirar, para assim descobrir sobre aquilo que as rodeia. Pensando na necessidade e na curiosidade das crianças pequenininhas (de 2  a 3 anos) diante das suas sensações corporais, ofereci à elas três materiais distintos para serem explorados com as mãos e também com os pés.

Primeiramente tirei de um grande saco plástico muitas penas pequenas e plumas. Aos poucos fui mostrando para elas como eram macias e leves, e as crianças passaram a experimentá-las em seus corpos.








Fizeram montinhos e também passaram as penas em seus rostos, pernas e braços.

Depois, ofereci a elas uma bacia cheia de manta acrílica, daquela também macia porém, lisa.




Foi outra novidade. Elas mexiam intensamente com as mãos dentro da bacia, sentindo a textura da manta. Propus então que a sentíssemos com nossos pés também, pisando sobre ela. Pra florear um pouco, dizia que esses eram pedacinhos de nuvens que um pássaro amigo tinha trazido para nós.

Por fim, apresentei a elas água em gel. Em formas de bolinhas, esse produto é feito para ser colocado em vasos, decorando-o e hidratando as flores ao mesmo tempo. Essas bolinhas contam com uma textura bastante interessante e diferente para ser trabalhada com crianças pequenas. Elas são lisas, se mexem com bastante facilidade, o que dificulta sua apreensão, e são úmidas.







Mexeram nas bolinhas primeiro com as mãos e depois com os pés. O material se mostrou um verdadeiro sucesso entre os pequenos visto que poderiam passar muito tempo mexendo nelas.

Há inúmeros outros materiais que podem ser trabalhados com este objetivo como lixa, grãos diversos, farinha, pedrinhas, folhas secas ou mesmo tinta para ser pintada com os pés.

Desta vez, como não queria fazer muita sujeira, optei pelos materiais acima. Mas todos os outros são válidos e merecem ser investigados e descobertos em suas sensações pelas crianças.



Nenhum comentário:

Postar um comentário