Após me aproximar dos conceitos e da estética presentes nas obras de Leda Catunda, organizei uma série de atividades para aproximar as crianças da poética da artista.
Resolvi então trabalhar de forma cronológica, seguindo um pouco a ordem que se apresentava no livro
Leda Catunda, organizado por Tadeu Chiarelli e editado pela Cosac e Naify. Este livro foi meu principal objeto de pesquisa, seguido por videos e sites.
Na primeira atividade, mostrei as seguintes obras.
Vedação em rosa, 1983 acrílica sobre toalhas
Entre o figurativo e o abstrato, 1983 acrílica sobre tapete sintético
Vedação em quadrinhos, 1983 acrílica sobre toalhas
detalhe da Vedação em quadrinhos
|
Onça Pintada II, 1984 acrílica sobre cobertor |
Cobertor, 1983 acrílica sobre cobertor
Antes de falar qualquer coisa sobre elas, deixei que as crianças me relatassem o que viam. Houve um encantamento em reconhecer personagens das histórias em quadrinhos que fazem parte do imaginário infantil.
No entanto logo surgiu a dúvida de quem seriam aqueles personagens e do porque a artista os teria escondido.
Também os instiguei a tentarem reconhecer o suporte usado em cada obra.
Depois de suas suposições, apresentei a artista e falei um pouco sobre as obras e seus suportes.
Nestas obras, Leda Catunda trabalhou sobre imagens prontas presentes em cobertores, toalhas e tapetes.
Sua pintura hora realça a imagem como no caso do gato, do cachorro e da onça. Neles, a artista pinta somente aos redor da imagem, preservando-a.
Já nas outras, a pintora estimula o olhar em uma situação de reconhecimento e dúvida. Conheço esses personagens mas quem serão eles na verdade? Ela esconde algumas partes deixando outras a mostra quase como pistas.
A obra Cobertor foi a que mais mexeu com a curiosidade das crianças e se tornou como um segredo: só a artista sabia em era quele personagem!
Depois de observadas as obras propus que pesquisássemos imagens em revistas de forma a coletar as nossas próprias imagens prontas. Usamos como suporte para a colagem das imagens o papel camurça, por ter uma textura mais macia aproximando-o do tecido.
Em outra aula, após seca a colagem, lembrei como a artista pintava, realçando a imagem ou escondendo-a. E então as crianças pintaram seus trabalhos.
Foi interessante observar que nesta pesquisa por imagens prontas, a maiorias das crianças acabaram por escolher imagens que seguissem alguma temática como carros, mapas, cavalos, cachorros, pessoas, plantas entre outros. E, apesar de eu não ter dito nada referente a isso, acredito que essa característica tenha conferido certa expressividade aos trabalhos.