quinta-feira, 13 de março de 2014

Saquinhos Relacionais


Foi inspirado nos Objetos Relacionais da artista Lygia Clark, que foram criados os Saquinhos Relacionais. 

Nos Objetos Relacionais, a artista oferece sacos plásticos cheios de sementes, ar ou água, ou meias-calça contendo bolas, pedras e conchas, para que o público crie relações com os objetos por meio de sua textura, peso, tamanho, temperatura, sonoridade ou movimento (ver Lygia Clark)

Os Saquinhos Relacionais portanto configuram uma atividade investigativa e exploratória de texturas e sons, sendo realizada com crianças de 2 a 3 anos. 


      Os saquinhos foram preenchidos com gel de cabelo, água e conchinhas, água e farinha, farinha e alpiste. 

      O saquinho com água e conchinhas tende a ter uma vida mais curta, pois estoura mais facilmente. Também é preciso ficar atento para o que contém gel, pois pode estourar, e, na pior das hipóteses, alguma criança ingerir.

      Mas, mesmo com tais precauções, acredito que a atividade valha a pena. As crianças se encantam com as conchinhas e adoram mexer com o gel. De longe são os prediletos!







      Além destes saquinhos de plástico, também ofereci às crianças meias-calças com miçangas (o que conferiu sonoridade à atividade juntamente com o saquinho de conchinhas que simula um barulhinho de mar), meias-calças com uma bola de tênis (induzindo ao movimento) e bexigas preenchidas com massinha de modelar (ótimas para apertar com força).





      Disponibilizei todos os materiais em cima da mesa e, com grande admiração, constatei o quanto essas pequenas crianças conseguem se organizar para experimentar todos os materiais. Importante também foi perceber que o tempo de cada um com cada material foi respeitado, gerando uma experiência sensória completa!