segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Rabiscos, Taro Gomi

O livro Rabiscos de Taro Gomi é surpreendente. Como o próprio site da editora Cosac Naify define, Rabiscos é "muito mais do que um caderno para colorir, é um convite à criação e à brincadeira."



Neste livro o ilustrador Taro Gomi inicia desenhos e sugere propostas a serem continuadas pelas crianças. Me chamou a atenção a qualidade das propostas. São instigadoras e inovadoras, propiciando assim desenhos que fogem do comum.



Nesta paisagem por exemplo, o autor propõem que o céu seja colorido. Porém, a cada paisagem o tempo muda, variando entre o céu azul como muitas nuvens, o pôr do sol, muita chuva, um lindo arco íris ou uma noite escura. Nestas páginas, as crianças são colocadas em outras situações de céu que fogem daquele sempre azul. Além disso, elas passam a perceber outras cores que compõem o céu como o laranja e o rosa que surgem no final do dia.



Por esta e muitas outras montanhas como as mostradas abaixo, as crianças são convidadas a desenharem animais, árvores, plantas, rios, lagos e tudo mais que poderia compor a paisagem.




Já aqui, a sugestão é desenhar o fundo do mar.



As crianças também podem desenhar o rosto de seus amigos,


seus corpos,



as estampas da camisetas, 


ou mesmo os chapéus de cada personagem!



Também podem passear pelos meios de transportes e desenhar seus condutores.





Enfim, estes são alguns exemplos da riqueza presente neste livro. Com folhas bem durinhas e resistentes, pode-se também variar os materiais utilizados, partindo para pinturas e colagens.

Acredito que Rabiscos, além de ser um ótimo livro para as crianças se envolverem no tempo livre, pode vir a ser também um ótimo material para professores que buscam atividades diferentes. Infinitas são as possibilidades de Rabiscos.