Após reconhecer no trabalho da artista Teresa Viana um viés, para apresentar as possibilidades da pintura às crianças de 4-5 anos, (ver Teresa Viana e as Possibilidades da Pintura - Introdução) fizemos as seguintes atividades:
Pela percepção das linhas e das cores intensas presentes na obra da artista, fizemos recortes/colagem de papéis coloridos em tamanho gigante. Cada turma que chegava, ia acrescentando recortes de linhas coloridas à colagem.
Fizemos uma pintura sobre tela, buscando a estética observada nas obras. Utilizamos tinta plástica, o que conferia uma viscosidade maior da tinta.
Partindo para as massas, utilizamos massinha de modelar, esticando-a e amassando-a dentro de molduras já prontas. Criou-se assim a percepção da massa como possibilidade presente na arte.
E, fizemos uma massa colorida, misturando farinha, sal, cola, água e tinta guache para, finalmente, chegarmos aos relevos tão presentes nas pinturas da artista.
Depois de prontas as massas, as crianças aplicaram-na em um suporte de madeira branco. Novamente, cada turma que fazia a atividade, ia adicionando suas massas coloridas sobre o suporte, até ela ficar inteiramente revestida.
Dentre tais atividades, as crianças puderam inovar no tamanho e no formato de seus trabalhos, explorar os sentidos tanto visuais quanto táteis, além de ampliarem seu repertório estético.
Todo este processo, resultou numa bela exposição!
Mostrando postagens com marcador massa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador massa. Mostrar todas as postagens
domingo, 16 de setembro de 2012
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
Massa de Maisena
Uma vez, a coordenadora da escola em que eu trabalhava me disse assim: "Eu acho que todas as pessoas deveriam pintar com as mãos."
Adorei este comentário.
Fiquei pensando como nos esquecemos que coisas boas, como colocar a mão na tinta por exemplo, não deveriam ser somente "coisas de criança".
Tenho essa mesma sensação em relação a massa de maisena. É diferente, quase hipnotizante. Eu mesma adoro mexer.
A receita é simples: água e maisena.
Procure uma consistência em que a massa não fique líquida nem sólida. O ideal é que ela tenha certa resistência ao ser pega, dando a sensação de ser dura. Mas, quando na mão, ela escorre e se desfaz como algo mole.
Antes de misturar a maisena com a água, é interessante fazer com que as crianças sintam a maisena em pó. Ela é bem mais fina e macia que a farinha.
Com as crianças pequenas é bom dar alguns instrumentos, como palitos de sorvete, para que elas explorem bem a massa.
E não se assustem com a sujeira pois essa massa é inacreditavelmente fácil de limpar, tanto as mãos quanto as vasilhas. Basta colocar na água e pronto. Ela desaparece.
Mas atenção, essa massa não serve para modelagens. Seu único objetivo é explorar, mexer e sentir. E é até por este descompromisso que eu a acho bem interessante. Mãos na massa então!
Adorei este comentário.
Fiquei pensando como nos esquecemos que coisas boas, como colocar a mão na tinta por exemplo, não deveriam ser somente "coisas de criança".
Tenho essa mesma sensação em relação a massa de maisena. É diferente, quase hipnotizante. Eu mesma adoro mexer.
A receita é simples: água e maisena.
Procure uma consistência em que a massa não fique líquida nem sólida. O ideal é que ela tenha certa resistência ao ser pega, dando a sensação de ser dura. Mas, quando na mão, ela escorre e se desfaz como algo mole.
Antes de misturar a maisena com a água, é interessante fazer com que as crianças sintam a maisena em pó. Ela é bem mais fina e macia que a farinha.
Com as crianças pequenas é bom dar alguns instrumentos, como palitos de sorvete, para que elas explorem bem a massa.
E não se assustem com a sujeira pois essa massa é inacreditavelmente fácil de limpar, tanto as mãos quanto as vasilhas. Basta colocar na água e pronto. Ela desaparece.
Mas atenção, essa massa não serve para modelagens. Seu único objetivo é explorar, mexer e sentir. E é até por este descompromisso que eu a acho bem interessante. Mãos na massa então!
Assinar:
Postagens (Atom)