Mostrando postagens com marcador massa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador massa. Mostrar todas as postagens

domingo, 16 de setembro de 2012

Teresa Viana e as Possibilidades da Pintura - Propostas de Atividades

Após reconhecer no trabalho da artista Teresa Viana um viés, para apresentar as possibilidades da pintura às crianças de 4-5 anos, (ver Teresa Viana e as Possibilidades da Pintura - Introdução) fizemos as seguintes atividades:

Pela percepção das linhas e das cores intensas presentes na obra da artista, fizemos recortes/colagem de papéis coloridos em tamanho gigante. Cada turma que chegava, ia acrescentando recortes de linhas coloridas à colagem.




Fizemos uma pintura sobre tela, buscando a estética observada nas obras. Utilizamos tinta plástica, o que conferia uma viscosidade maior da tinta.




Partindo para as massas, utilizamos massinha de modelar, esticando-a e amassando-a dentro de molduras já prontas. Criou-se assim a percepção da massa como possibilidade presente na arte.



E, fizemos uma massa colorida, misturando farinha, sal, cola, água e tinta guache para, finalmente, chegarmos aos relevos tão presentes nas pinturas da artista.




Depois de prontas as massas, as crianças aplicaram-na em um suporte de madeira branco. Novamente, cada turma que fazia a atividade, ia adicionando suas massas coloridas sobre o suporte, até ela ficar inteiramente revestida.




Dentre tais atividades, as crianças puderam inovar no tamanho e no formato de seus trabalhos, explorar os sentidos tanto visuais quanto táteis, além de ampliarem seu repertório estético.

Todo este processo, resultou numa bela exposição!

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Massa de Maisena

Uma vez, a coordenadora da escola em que eu trabalhava me disse assim: "Eu acho que todas as pessoas deveriam pintar com as mãos."
Adorei este comentário.
Fiquei pensando como nos esquecemos que coisas boas, como colocar a mão na tinta por exemplo, não deveriam ser somente "coisas de criança".
Tenho essa mesma sensação em relação a massa de maisena. É diferente, quase hipnotizante. Eu mesma adoro mexer.


A receita é simples: água e maisena.
Procure uma consistência em que a massa não fique líquida nem sólida. O ideal é que ela tenha certa resistência ao ser pega, dando a sensação de ser dura. Mas, quando na mão, ela escorre e se desfaz como algo mole.


Antes de misturar a maisena com a água, é interessante fazer com que as crianças sintam a maisena em pó. Ela é bem mais fina e macia que a farinha.

Com as crianças pequenas é bom dar alguns instrumentos, como palitos de sorvete, para que elas explorem bem a massa.

E não se assustem com a sujeira pois essa massa é inacreditavelmente fácil de limpar, tanto as mãos quanto as vasilhas. Basta colocar na água e pronto. Ela desaparece.


Mas atenção, essa massa não serve para modelagens. Seu único objetivo é explorar, mexer e sentir. E é até por este descompromisso que eu a acho bem interessante. Mãos na massa então!