quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Arte e Natureza - Areia Colorida

Foi na busca de atividades que buscassem trabalhar com a sensorialidade provinda do mundo natural, que surgiu mais esta atividade. Tingir a areia de diversas cores e criar pequenos jardins e composições, unindo-as aos elementos da natureza.

Para colorir a areia, providenciei plásticos com fecho ziplock e corante alimentício. Poderia usar o pó xadrez ou a anilina comum mas, como a ideia era fazer com que as crianças brincassem com a areia colorida, preferi o corante alimentício por ser mais seguro quanto a possíveis alergias e irritações na pele.

As próprias crianças colocaram a areia no plástcico, que fomos buscar no tanque de areia da escola. Depois, com alguns pingos do corante e algumas borrifadas de água, elas misturaram e coloriram a areia dentro do próprio saquinho. Uma ótima atividade para amassar!! ;)



Depois de deixarmos a areia secar por alguns dias (em grandes travessas abertas), começou a diversão! Cada criança montou sua caixa de areia e foi criando sua obra, unindo-a com elementos da natureza.







Cor e composição foram conteúdos altamente trabalhados. Além da diversidade sensorial proporcionada por estes tipos de materialidades

Ao final, as caixas ficaram assim.






Para aqueles que tem um espaço bacana em sala na escola, acredito que seria interessante dispor a areia em grandes bacias, separadas por cor. E então, deixar à disposição, para que as crianças possam brincar com esses materiais sempre que possível.



Nenhum comentário:

Postar um comentário