quarta-feira, 24 de julho de 2013

Conversas poéticas entre arte e bebês

Conversas poéticas entre arte e bebês foi o tema de um ciclo de palestras, vivências e apresentações culturais, ocorrida no CCSP em 2011, com foco na arte de, para e com bebês.

Os videos abaixo mostram um pouco como foram esses encontros, e trazem muitas ideias novas à educadores e pesquisadores que trabalham e se dedicam a esta faixa etária.

Há também um vídeo sobre os encontros realizados com a artista e educadora Anna Marie Holm, já citado neste blog pelo seu livro Baby Art.

Apesar de darem somente um gostinho de quero mais, acredito que esses vídeos sejam um material muito interessante e, a meu ver, bem importante.

A mostra


Conversas poéticas entre arte e bebês - a mostra from Web Radio TV CCSP on Vimeo.

Ciclo de palestras


Conversas poéticas entre arte e bebês - debates e palestra from Web Radio TV CCSP on Vimeo.

Workshops, vivências e oficinas


Conversas poéticas entre arte e bebês - workshop, vivência e oficina from Web Radio TV CCSP on Vimeo.

Espetáculos teatrais
 
Conversas poéticas entre arte e bebês - espetáculos teatrais from Web Radio TV CCSP on Vimeo.

Programação especial com Anna Marie Holm


Conversas poéticas entre arte e bebês - programação especial com Anna Marie Holm from webtvccsp on Vimeo.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Pelas Pinturas de Leda Catunda - Atividade IV

Como última atividade relacionada à obra de Leda Catunda, as crianças pintaram sobre um tecido estampado.

Foram mostradas obras em que a pintura ou o desenho realizado sobre um tecido industrialmente estampado, estabeleciam algum tipo de relação com a estampa.


 Xica, a gata/Jonas, o gato, 1984, acrílica sobre pelo artificial e luz


 Roupas, 1990, acrílica sobre tecido

 Aquário Redondo, 1984, acrílica sobre plástico
Aquário, 1984, acrílica sobre tela e plástico

Também foi retomado o processo trabalhado na  Atividade I , em que a artista escondia/revelava partes das estampas, instigando nosso olhar.

Cada criança recebeu um pedaço de tricoline estampado. Foi o tecido com maior variedade de estampas e mais em conta que achei.

E enfim, eles pintaram com tinta acrílica sobre o tecido. Como esta tinta tem um cheiro muito forte, é importante que ela seja utilizada em um lugar aberto e ventilado.










As obras finais, podem ser vistas abaixo. Uma penas as fotos não terem ficado muito nítidas, mas é difícil lidar com a luz de ambientes improvisados!!

























































Como podemos perceber, houve de tudo nestes trabalhos. Pinturas inspiradas nas obras de Leda, pinturas em que houve o diálogo com as estampas dos tecidos e pinturas que somente tomaram o tecido como suporte.

Na hora da pintura houveram comentários em relação ao pintar sobre o tecido que, por ser um suporte "mole", causaria certa dificuldade, diferente de pintar sobre um papel canson por exemplo.

É deste tipo de descoberta e experiência que tentei priorizar durante todo este processo, embebidos pela obra de uma artista brasileira viva, como as crianças mesmo faziam questão de ressaltar.