terça-feira, 21 de maio de 2013

Pelas Pinturas de Leda Catunda - Atividade II

Após as crianças terem pesquisado e pintado sobre imagens "prontas" provindas de revistas e jornais, foi realizado um trabalho que, além de aproximá-las da estética visual da artista Leda Catunda, também teve como objetivo instigar uma investigação sobre as variedades de texturas encontradas em diversos tecidos.

Para esta atividade foi fundamental  uma grande quantidade de retalhos de tecidos assim como a presença de diferentes tipos: lisos, estampados, finos, malhas, lã, rendas, jeans, sarjas, sintéticos, entre inúmeros outros.

Foi mostrado as crianças outras obras de Leda feitas com composições de tecidos. No entanto, selecionei obras que se aproximassem do imaginário infantil, privilegiando bichos e paisagens.


 Paisagem com Lago, 1984, acrílica sobre colchão


 Xica, a gata/Jonas, o gato, 1984, acrílica sobre pelo artificial e luz


 A cachoeira, 1985, acrílica sobre plástico e tecido


 Lago japonês, 1986, acrílica sobre tela a nylon


 A montanha, 1986, acrílica sobre tela e pelúcia


 Jardim das vacas, 1988, acrílica sobre tela e couro


Tapetes com paisagem, 1989, acrílica sobre tapetes


Durante a observação das obras fui orientando as crianças a observarem as cores utilizadas na pintura, a forma e a composição dos tecidos, o suporte aos quais foram aplicados.

Depois da observação das obras, as crianças criaram suas composições utilizando diferentes retalhos de tecidos, tesouras, cola e cartolina. A cartolina foi escolhida como suporte para provocar a ampliação dos trabalhos, o que além de dialogar com os trabalhos da artista, coloca as crianças diante de novos desafios e movimentos gestuais.





Nesta etapa, foi muito interessante observar como as crianças mediam, recortavam e selecionavam os tecidos a serem utilizados em seus trabalhos. Tudo foi feito com muita atenção e cuidado.

Na aula seguinte, as crianças pintaram sobre seus trabalhos. Novamente o envolvimento e a concentração perante a atividade foi grande.








Nos dois dias dedicados a produção deste trabalho, mostrei as obras de Leda para relembrá-los nosso processo poético. E enfim, as obras ficaram assim:

































Acredito que um dos pontos positivos desta atividade tenha sido a variedade visual. Cada criança criou e finalizou seus trabalhos de forma e estilo muito próprios, conferindo assim diversidade e particularidades à atividade.