terça-feira, 23 de julho de 2013

Pelas Pinturas de Leda Catunda - Atividade IV

Como última atividade relacionada à obra de Leda Catunda, as crianças pintaram sobre um tecido estampado.

Foram mostradas obras em que a pintura ou o desenho realizado sobre um tecido industrialmente estampado, estabeleciam algum tipo de relação com a estampa.


 Xica, a gata/Jonas, o gato, 1984, acrílica sobre pelo artificial e luz


 Roupas, 1990, acrílica sobre tecido

 Aquário Redondo, 1984, acrílica sobre plástico
Aquário, 1984, acrílica sobre tela e plástico

Também foi retomado o processo trabalhado na  Atividade I , em que a artista escondia/revelava partes das estampas, instigando nosso olhar.

Cada criança recebeu um pedaço de tricoline estampado. Foi o tecido com maior variedade de estampas e mais em conta que achei.

E enfim, eles pintaram com tinta acrílica sobre o tecido. Como esta tinta tem um cheiro muito forte, é importante que ela seja utilizada em um lugar aberto e ventilado.










As obras finais, podem ser vistas abaixo. Uma penas as fotos não terem ficado muito nítidas, mas é difícil lidar com a luz de ambientes improvisados!!

























































Como podemos perceber, houve de tudo nestes trabalhos. Pinturas inspiradas nas obras de Leda, pinturas em que houve o diálogo com as estampas dos tecidos e pinturas que somente tomaram o tecido como suporte.

Na hora da pintura houveram comentários em relação ao pintar sobre o tecido que, por ser um suporte "mole", causaria certa dificuldade, diferente de pintar sobre um papel canson por exemplo.

É deste tipo de descoberta e experiência que tentei priorizar durante todo este processo, embebidos pela obra de uma artista brasileira viva, como as crianças mesmo faziam questão de ressaltar.

Um comentário:

  1. Maravilhoso seu trabalho e o trabalho das crianças, estou adorando seu blog. Parabéns!!

    ResponderExcluir