terça-feira, 31 de julho de 2012

As silhuetas de Michel Ocelot

Após as crianças assistirem a animação Príncipes e Princesas de Michel Ocelot, gosto de trabalhar com elas atividades que envolvam luz, sombras e silhuetas.


Há infinitas possibilidades de trabalho com esta temática que, inclusive, pode se tornar um pequeno projeto em artes visuais. Por ora penso em teatro de sombras, fotografias, capturas de sombras com desenho, atividades que envolvam o retroprojetor ou mesmo, animação.

Uma forma é trabalhar como Michel Ocelot, com recortes de silhuetas de papel.

Recortes de silhuetas de Michel Ocelot em papel preto para "Principes e Princesas", e em papel branco para "Os Três Inventores"

Entreguei às crianças papel preto e tesouras. Se elas forem muito pequenas (de 6 a 7 anos), procuro fazer com que elas desenhem com a tesoura mesmo, pois, se elas desenharem com lápis para depois recortar, o desenho se perde. Depois disso, cola-se em um papel vegetal, colorindo-o com canetinhas hidrocor.
Ao se colocar o trabalho contra a luz (pode ser no vidro de uma janela), tem-se esse resultado.


                                                    Trabalhos na janela 

Uma outra forma de aproveitar mais a questão da luz e da sombra, aprendi com uma amiga professora.
Primeiro as crianças recortam as silhuetas em papel branco (o canson mesmo). Depois gruda-se os recortes com pedacinhos de fita crepe por baixo em outro papel canson branco. Com rolinhos, pinta-se todo o papel com as silhuetas grudadas com tinta preta. Ao final do processo portanto cria-se dois trabalhos, um com luz e o outro, com sombra.






Nenhum comentário:

Postar um comentário