terça-feira, 22 de maio de 2012

Tramas, Linhas e Fios - Parte III

Pensando agora nas possibilidades da Linha no espaço, como uma instalação, apresentei às crianças obras de Edith Derdyk e Ângela Bulloch.

Edith Derdyk, Folded Field, 2003

Edith Derdyk, Weaves, 1998

Ângela Bulloch, Disanchanted Florest, 2005

A ideia era que criássemos no pátio da escola uma instalação com linhas.

Considerando o espaço da escola, o número de crianças e a idade deles, acabei optando por fazer uma instalação mais simples. Amarrei o rolo de barbante em uma das colunas do pátio, e cada criança ia tramando uma linha por aquele espaço.


Como resultado tivemos uma trama em que se podia entrar.


 

Foi muito interessante ver como as crianças se relacionavam com aquelas linhas, integrando descobertas, brincadeiras e muito movimento.

Uma outra possibilidade, caso os alunos sejam maiores, é trabalhar com rolos de linha de costura preta (aquelas fininhas). As crianças poderiam criar sozinhas, ou em grupo, uma pequena instalação pelos espaços da escola; tramando e unindo formas, objetos, móveis, ou mesmo, aspectos estruturais da construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário